quinta-feira, 22 de março de 2012

Chico Bento, vira personagem de jogo social!

Chico Bento, o personagem caipira do cartunista Maurício de Sousa, vai estrear no Facebook e no Orkut. A distribuidora por trás da adaptação do gibi para o universo dos games sociais é a filipina Level Up!, que depois de muitas tentativas conseguiu licenciar o material, ainda inédito no formato de um jogo.

Foi o estúdio Insolita, de São Paulo, o escolhido para desenvolver o jogo do Chico Bento. As negociações de licenciamento foram conduzidas por Marcos Saraiva, gerente do departamento digital da Mauricio de Sousa Produções, e neto do cartunista. Além do caipirinha, toda a turma, que inclui a namorada Rosinha e a professora Dona Marocas, vai estar no título, ainda sem previsão de lançamento.


A escolha do Chico Bento para a nova empreitada da Level Up! não acontece à toa. A empresa fez várias pesquisas de mercado em busca de um personagem com pouca rejeição do público. Foi o caipirinha, portanto, o grande vencedor no quesito carisma. 

Para chegar ao personagem, a companhia fez um levantamento com 16 grupos de seis pessoas cada. Uma versão de conceito foi apresentada aos participantes e, com base na avaliação deles, o projeto seguiu adiante. "Descobrimos que o personagem, criado na década de 60, tem um grande apelo familiar. As pessoas disseram estar dispostas a jogar com seus pais ou filhos", explica o diretor. 
A audiência que a companhia espera atingir é bastante ampla, embora a pesquisa tenha mostrado maior simpatia dos grupos mais jovens (até 11 anos) e mais velhos (30 ou mais). O grande diferencial do jogo, segundo Vieitez, está no processo de desenvolvimento - a ideia do game partiu de uma marca e não ao contrário - e na adaptação das histórias já publicadas no gibi. O cenário será baseado em um sítio da Vila Abobrinha e os jogadores não poderão escolher Chico Bento ou a sua turma para dar início à partida. "As pessoas vão poder interagir com os personagens, mas não ser um deles", diz o diretor.
Todas as etapas de produção foram acompanhadas pela equipe de Maurício de Sousa, já que a identidade gráfica das peças da arte fazem referência ao traço do cartunista. Lucas Lima, da Família Lima, e marido da cantora Sandy, é quem assina a trilha sonora, produzida de acordo com o cenário rural proposto pelo jogo. Ele pediu emprestada a viola de Chitãozinho para compor a música e o resultado não desapontou a família. Ao dar uma palhinha, escutou o seguinte comentário de Xororó, irmão de seu sogro: "Está muito bom. Já é quase um caipira!" 
Turma do Chico Bento entrará em testes em abril e um grupo de jogadores será convidado para avaliar o game antes do lançamento oficial. 

Créditos: Revista Veja