Mauricio de Sousa vai ganhar uma homenagem da Abrinq (Associação Brasileira de Brinquedos) no dia 13. O criador da Turma da Mônica será festejado num jantar promovido pela indústria do brinquedo por conta dos mais de 200 personagens de sucesso desenvolvidos ao longo da carreira.
Atualmente, o quadrinhista e empresário é um dos maiores licenciadores de brinquedos: 20 fabricantes e cerca de 290 produtos. “Muitos do setor estiveram juntos com Mauricio desde o começo. Influenciando gerações, transmitindo conceitos de vida e fazendo a cabeça das nossas crianças, ele estimula como poucos a indústria nacional do brinquedo”, diz Synésio Batista da Costa, presidente da Abrinq. Mauricio não domina só o mercado nacional, ele também exporta seus títulos para 32 países.
Em 2013, ele também vai inaugurar um complexo com parque de diversões, escola de artes para formação de crianças, estúdio, teatro e um museu com a história de seus personagens. No início de fevereiro, o livro Turma da Mônica em Contos Clássicos, ganhou o Prêmio Bin Xing de Literatura Infantil, na China, além de adicionar o livro de Sousa à lista de leitura indicada nas escolas do país. “Esse prêmio é muito importante porque mostra que para as crianças não existem barreiras e que todas elas podem se divertir e aprender com as personagens infantis que criei há mais de 50 anos”, diz ele.
Fonte: Época